Logo SCM Sopema

Selecione um idioma
Número telefone (11) 2024-7676 e Whatsapp 98664-1553

Komatsu

Komatsu é uma indústria japonesa, fabricante de máquinas pesadas destinadas principalmente a construção civil, como por exemplo: tratores, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas e motoniveladoras.

Komatsu produziu o seu primeiro protótipo de trator agrícola em 1931. Através da década de 1930, a empresa também produziu tratores militares para as forças armadas japonesas, bem como tratores, tanques e obuses. Após a Segunda Guerra Mundial, sob o seu novo presidente Yoshinari Kawai, a empresa adicionou tratores não-militares e empilhadeiras para sua linha de equipamentos. Em 1949 começou a produção de seu primeiro motor diesel.O seu crescimento como empresa foi ajudado pela forte demanda por seus tratores durante a reconstrução do pós-guerra do Japão na década de 1950.Em agosto de 1951, a sede da empresa foi transferida para Tóquio. Em 1957 a empresa tinha avançado tecnologicamente, a ponto de que todos os seus modelos estavam usando motores Komatsu.

Em 1964, Rioichi Kawai, filho de Yoshinari Kawai, tornou-se presidente da Komatsu, e começou a exportar seus produtos, procurando contrariar a imagem do pós-guerra de produtos japoneses como sendo baratos e mal feitos. Em julho de 1967, entrou no mercado dos Estados Unidos, assumindo a Caterpillar, a maior fabricante de tratores, em seu mercado doméstico. Isso foi feito no âmbito do slogan da empresa "Maru-C", tradução para o Inglês como "cercar a Caterpillar" (a partir do jogo de tabuleiro Go, onde cercar um oponente resulta na captura do seu território). Um ano mais tarde, em 1968, a Komatsu se instalou no Brasil, especificamente na cidade de Suzano, em São Paulo.

Komatsu e a Dresser Industries estabeleceram a Komatsu Dresser que fazia tratores de mineração e equipamentos relacionados. Esta propriedade meia-a-meia durou de setembro de 1988 até agosto de 1994, quando a Komatsu comprou participação da Dresser.Os produtos de mineração da companhia foram consolidados sob o nome Komatsu Mining Systems, em 1997. Para evitar que houvesse confusão sobre o nome da marca durante essas mudanças corporativas, o nome "Haulpak" que foi utilizado para a linha de produtos da Komatsu começou com a Dresser.